Diagnóstico de Apneia do Sono

Quando existe suspeita de apneia do sono, a estratégia de diagnóstico deve incluir um questionário orientado sobre sono, exame objetivo e achados do estudo do sono.
A presença e gravidade da doença devem ser determinadas antes do tratamento para serem identificados os pacientes em risco de desenvolver complicações, para ser determinado o tratamento adequado e como termo de comparação do tratamento a longo prazo.
Os dois métodos de diagnóstico aceites como testes objetivos são a polissonografia (PSG) em laboratório e os registos poligráficos com equipamentos portáteis (EPS) em ambulatório.

Estudo poligráfico do sono (EPS)

O estudo poligráfico do sono, consiste no registo em simultâneo de vários parâmetros durante o período de sono por um equipamento próprio.
Pode ser feito no domicílio (ambulatório) para estudo de apneia do sono e ressonar.
A colocação do equipamento no paciente deve ser feita por um técnico de saúde experiente em medicina do sono ou pode também ser feita a explicação diretamente ao paciente da correta aplicação dos sensores.

Como é feito o exame?

O aparelho de registo e sensores são colocados no paciente, sobre o pijama, durante o período de sono habitual.
Os sensores incluem:
– Cinto elástico no tórax para registo de ventilação,
– Cânula nasal para registo do fluxo respiratório,
– Sensor no dedo da mão para registo dos níveis de oxigénio no sangue e de frequência cardíaca,
– Sensor de posição corporal,
– Sensor de ressonar.

Ao acordar, o paciente retira o equipamento e sensores e deverá devolve-lo.
Os dados são recolhidos e tratados, e é feito o relatório final pelo médico e técnico especializados.